29/11/2019 - 13:05

Por: Redação Zakinews

“Cáceres foi uma boa escolha que fiz. Eu amo Cáceres”, diz Dr. Araújo


 

Matéria EXCLUSIVA Zakinews

   Alagoano da cidade de São Miguel dos Campos, José da Silva Araújo recém conquistou seus 90 anos de idade e é um dos ícones das histórias contadas em Cáceres. São 55 anos vividos na cidade mato-grossense, pela qual já recebeu reconhecimento de cidadão e traçou uma longa e consagrada jornada na política local. Mas, o que, de fato, fez Araújo ficar em Cáceres todo esse tempo?

   O Zakinews registra a vida de um ilustre personagem cacerense, o Dr. Araújo, uma pessoa de formação cristã que chegou à cidade de Cáceres no ano de 1964, aos 35 anos, como tenente-dentista do Exército Brasileiro.

   Logo que ingressou na carreira militar, se vinculou à Escola de Saúde do Exército porque portava o diploma de dentista. Entre as opções de transferência para outras unidades militares, escolheu o 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres. Na época, seu objetivo era ficar somente por um ano, tempo suficiente para que cumprisse sua obrigação militar até porque servir às Armas em faixa de fronteira daria o benefício de computar o tempo de serviço em dobro e, oportunamente, ainda poderia escolher qualquer unidade do Exército para a próxima transferência.

   Araújo lembra que quando chegou em Cáceres teve a impressão que aqui não poderia encontrar muita coisa. A cidade era muito tranquila e com poucas opções de lazer. “Não se falava em assalto, podia sentar na porta de sua casa à vontade. Não tinha assalto e nem roubo”, conta.

   Ele chegou pela empresa aérea Cruzeiro do Sul e foi direto ao Batalhão, na época comandado por Austregésilo Homem de Melo, conhecido como General Barão. Assim, além de local de trabalho, o quartel foi também sua primeira residência. Obviamente, seu primeiro círculo de amizade foi construído pelos “colegas de farda”, pois muitos militares pertenciam às famílias cacerenses e/ou residiam na vila militar.   

   Quando fala de suas primeiras impressões sobre a cidade de Cáceres, Dr. Araújo destaca que o convívio saudável entre as pessoas muito lhe encantou. No entanto, sempre que perguntado, ele atribui à sua esposa, Tereza Garcia Araújo, a Tetê, a razão maior de ter permanecido em Cáceres.

   Os dois se conheceram em um dos passeios entre amigos. Começaram uma amizade, ele conheceu sua família, passaram a frequentar bailinhos, cinema, até que se casaram em novembro do mesmo ano em que se conheceram, 1964. Da união, nasceram quatro filhos, o engenheiro agrônomo, Adriano, o biólogo, Benedito César, e as duas filhas, Suzana e Ana Tereza, que seguiram a profissão do pai. E, hoje, também é avô de sete netos.

Propaganda do Cirurgião Dentista no Jornal Correio Cacerense no ano de 1969

   Mesmo casado, Dr. Araújo tinha a possibilidade de ser transferido para outro Batalhão do Exército, mas preferiu continuar em Cáceres. “Achei melhor ficar por aqui mesmo do que ficar fazendo as mudanças de cidade em cidade. Para mim foi muito bom, fui muito bem recebido pela cidade. Além dos meus amigos, da minha família, dos meus filhos e dos meus netos. Cáceres foi uma boa escolha que fiz”, disse Dr. Araújo com uma expressão plena de satisfação. 

   Na carreira militar, durante os 30 anos de serviços prestados à fronteira Oeste, ele recebeu a patente de Capitão aos 48 anos de idade e passou para a Reserva, reconhecido como Major. Na profissão de dentista, sempre trabalhou no atendimento à população da fronteira assistida pelos destacamentos militares. Passou a atender outros pacientes desde que instalou consultório no centro da cidade, na Rua Marechal Deodoro, em meados da década de 1960, próximo à sua atual residência.

   No âmbito social, Araújo é sócio do Rotary Club de Cáceres já há muitos anos, sendo o segundo rotariano mais antigo em atividade. Ultimamente, tem frequentado poucas reuniões, mas fala com muito orgulho sobre o Clube de serviço. “O Rotary é uma instituição muito favorável para a cidade com ideal de servir. Lembro quando o prefeito de Cáceres era Ernani Martins, ele considerou o Rotary como uma secretaria da administração dele. O Rotary esteve envolvido em vários momentos marcantes no desenvolvimento da cidade, como na chegada da televisão e da Caixa Econômica Federal”.

   Dr. Araújo sempre foi uma referência, pela sua formação, conduta profissional, compromisso social e ético. E isso fez chamar a atenção das principais lideranças políticas locais em querer tê-lo em seus quadros partidários.

   Ainda na ativa no Exército e impedido de qualquer filiação partidária, ele recebeu um convite do então prefeito da época, Dr. Antônio Fontes, para se filiar no PMDB, com a finalidade de ser a opção para a eleição seguinte.

   “Quando passei para a Reserva, ele (Antônio Fontes) ainda era o prefeito de Cáceres. Naquela época, no PMDB, havia duas correntes muito fortes, o Antônio, que era novo no PMDB, e os irmãos Lacerda. Todos amigos. O Antônio não conseguiu me fazer candidato a prefeito, mas fui aceito como vice”, relembra.

   Nosso entrevistado conta com toda clareza o dia em que o convite aconteceu. “Estava no meu consultório e quando cheguei na minha casa, encontrei o Marcio Lacerda, Zé Lacerda, Walter Fidelis e Antônio Fontes, que me fizeram o convite para ser candidato a vice”. Segundo ele, naquele instante, ficou sem palavras e sem resposta. Somente pediu licença para retornar ao seu consultório, alegando que havia esquecido de desligar os aparelhos.

   Na verdade, foi somente uma desculpa para ficar isolado e pensar no convite recebido. “Fiquei por alguns minutos no consultório e, quando retornei para a reunião, o advogado Walter Fidelis já se levantando, me disse: - Dr. Araújo, estou precisando muito de você para ser meu vice. Foi aí que aceitei ser vice dele nas eleições daquele ano, em 15 de novembro de 1988”, relatou.

   E, assim, no dia 1º de janeiro de 1989, o dentista Dr. José da Silva Araújo e Walter Fernandes Fidelis tomaram posse na Prefeitura Municipal de Cáceres para mandato até 31 de dezembro de 1992. No início de novembro de 1991, a Câmara Municipal aprovou o afastamento do prefeito Walter Fidelis por 180 dias e no dia 5 de novembro de 1991, Dr. Araújo, assumiu como prefeito e governou o município de Cáceres, até o dia 6 de dezembro do mesmo ano, devido a reintegração do titular ao cargo de prefeito concedido pela justiça. Com isso, Araújo ficou por 34 dias como prefeito de Cáceres. (Fonte: História de Cáceres, 2009, Natalino Ferreira Mendes)

   A segunda vez como candidato a vice-prefeito, já nas Eleições de 1996, foi com dobradinha com outro amigo, o Aloísio Coelho de Barros. A dupla, Aloísio (PDT)/Araújo (PMDB), foi eleita com 11.925 votos dos eleitores, derrotando os concorrentes Pedro Henry Neto (PSDB) com 8.114 votos e Kikuo Ninomiya Miguel (PFL) com 8.061 votos e Acir Fonseca Montecchi (PT) que obteve apenas 3.853 votos. No último dia 31 de outubro, durante solenidade na Câmara Municipal, que estava agraciando os ex-gestores e vices de Cáceres, o então prefeito Aloísio Barros fez referência ao Dr. Araújo. "Eu tinha um vice que é uma bandeira de seriedade, que eu deixava a procuração para ele assinar, trabalhar e ser o prefeito enquanto eu ia correr atrás de recursos em Brasília", disse. 

   Depois disso, o dentista ainda concorreu à prefeitura nas eleições municipais de 2000. Perdeu por uma pequena diferença para Túlio Fontes (PSDB), filho de Antonio Fontes. “Naquela época ele era candidato do deputado federal Pedro Henry. Eles fizeram uma força tremenda para vencer e eu perdi as eleições por uma diferença de exatos 1.200 votos”, conta Dr. Araújo.

   O resultado final das Eleições de 2000, mesmo contra a força do poder econômico, Dr. Araújo mostrou todo o seu carisma e carinho com os 16.180 votos, enquanto que o candidato do deputado federal Pedro Henry, foi eleito com 17.380 votos. Disputou ainda, o candidato do PT, professor Lourivaldo Abich (PT) que obteve 3.322 eleitores.

   Durante a conversa, o ex-militar revelou que não se considera político. “Uma coisa eu descobri, eu não sou político. Quem me ensinou foi Antônio Fontes. Ele me convidou a sair do PMDB para ir para outro partido porque, naquela oportunidade, o partido não era favorável a ele. Mas eu não aceitei porque eu tinha minhas ideias de fidelidade e aí eu vi que ele mudou e eu, de fato, não sou político. Se eu entrasse para a política eu seria um administrador com minhas ideias de Exército e eu, como político teria que ser mais flexível”.

   Entretanto, pelas experiências de gestão pública que passou, Araújo percebeu que Cáceres, apesar dos problemas de arrecadação e das perdas de território, com as emancipações de dezenas de cidades, foi se planejando para ser um pólo de prestação de serviços, e considera, hoje, a cidade um pólo de saúde e educação.

   Ao completar 90 anos, Araújo tinha um único desejo, levar sua família à missa para celebrar a tão especial data. O que não sabia, é que depois da igreja, receberia uma festa surpresa organizada por sua filha Suzana. Ele relata que foi um momento único. Durante a comemoração, Araújo fez questão de dizer algumas palavras e relatou que, naquele momento, tinha apenas dois pensamentos, de agradecimentos e desculpas. “Agradecimento é agradecer à Deus pela família, pelos pais, pelos amigos que tenho em Cáceres e pela própria cidade que me acolheu com tanta gentileza, tanto amor e onde eu sou tão feliz. E pedir desculpas se eu não correspondi aos meus amigos, a muitas coisas, peço desculpas e perdão pelas minhas ingratidões”.

   Dr. Araújo é exemplo de ser humano para qualquer um que cruzou o seu caminho. O convívio social com ele sempre foi uma experiência de aprendizagens extraordinárias. São 90 anos de muita história, muitas escolhas e renúncias. E, nós só temos que agradecer por ter escolhido ficar em Cáceres.

Casamento de José da Silva Araújo com Tereza Garcia foi celebrada pelo Padre Paulo Maria Cabrol
Casal Porta-Aliaças, Luiz Augusto Garcia Sales (Puca) e Clara Luzia
Em 2009, na festa de aniversário de 80 anos do Dr. Araújo
 
 

Comentários: ( 20 ) cadastrados.
Por: Angela Rondon Gil
Cacoal
Que linda história de vida. Me vi visualizando vários momentos de grandes homens, como Dr Araujo e esposa, com meus pais, que também eram rotarianos. Parabéns e muita felicidade Dr Araújo, e obrigada por escolher Caceres, como sua “cidade do coração “. Deus lhe dê muita saúde e alegrias, ao lado dessa linda família. Bjs
29/11/2019 12:34:35

Por: Paulo Fanaia
Cuiabá
Homenagem justa ! Dr Araujo merece ! Cáceres agradece por ele ter escolhido a nossa cidade para viver. Orgulho para nossa cidade!
29/11/2019 12:52:20

Por: Aroldo Fanaia T. Filho
Cuiabá
É muito difícil enumerar as qualidades do Dr. Araújo, mas nem é preciso, pois todos os cacerenses já sabem. Tive o privilégio de trabalhar com ele na Prefeitura durante muitos anos, bem como ter sido cliente em seu consultório dentário. Honestidade, integridade e humanidade resumem bem o caráter de Dr. Araújo. Desejo a ele muita saúde para que possamos, por muios e muitos anos, tê-lo em nossa companhia.
29/11/2019 12:50:52

Por: Usias Pereira da Silva
Cáceres
Parabéns, Dr. Araújo...Esse é exemplo de homem público, que todos que pensam em uma carreira de sucesso, deveriam seguir. GRANDE JOSÉ DA SILVA ARAUJO, que D E U S contínua abençoando sua vida e de sua família.
29/11/2019 12:53:56

Por: Benedito Fernandes de Souza
Nobres MT
Dá gosto de ler, do início ao fim, relatos de um homem íntegro e respeitado. De fato, Cáceres é acolhedora e seu povo de coração enorme. Saudações e vida longa, dr. Araújo
29/11/2019 13:12:29

Por: Clodoaldo Pinto de Miranda
Rondonópolis MT
Parabéns ao Dr Araújo pelos seus merecidos 90 anos, que Deus abençoe o Sr e sua família, Dr Araújo tenha certeza que quem ganhou com sua vinda para Cáceres foi nós Cacerense , digo isso por ter tido o privilégio de servir com o Sr no 2' BFRON. Homem com uma fina Educação civil e militar e exemplo para todos os militares, saúde e muitas felicidades .
29/11/2019 12:49:17

Por: João Crispim
Ipaumirim - ce
Residi na princesinha do Paraguaio (Cáceres) e tive o prazer de ser amigo desta celebridade Dr. Araujo. Muitas histórias, pescarias maravilhosas. Obrigado Dr. Araújo por ter tido a oportunidade de fazer parte do seu clube de amigos. Saudações Rotarianas, grande abraço.
29/11/2019 13:08:41

Por: Rosangela Castrillon
Caceres
Linda a vida do Dr Araújo, é uma das pessoas mais linda que pude conhecer, nós cacerense agradecemos por ter nos escolhido, muita saúde.
29/11/2019 13:50:17

Por: Olga Castrillon
Caceres-MT
Dr. Araújo é exemplo de carinho, dedicação e amor pela terra que o adotou como filho. Em nossa família sempre teve lugar especial como profissional e amigo. Nosso abraço e crescente admiração, sempre!!
29/11/2019 13:56:29

Por: Emllson Pires de Souza
Cáceres MT
Dr. Araújo é exemplo de integridade moral e cívica e, ainda, um intelectual. Parabéns Chefe. Homenagem merecida.
29/11/2019 18:04:14

Por: Emllson Pires de Souza
Cáceres MT
Dr. Araújo é exemplo de integridade moral e cívica e, ainda, um intelectual. Parabéns Chefe. Homenagem merecida.
29/11/2019 18:17:07

Por: Cesar Duarte Cordeiro
Cáceres
O maior troféu da vida de um Homem, é o reconhecimento da sociedade na qual está inserido. É esse reconhecimento todos nós cultivamos pelo senhor, Dr. Araújo. Grande abraço e muitos anos a mais entre nós.
29/11/2019 18:02:13

Por: Zaneide
Cáceres
Grande homem dr Araujo, merece todas as nossas homenagens! Ele sempre teve o meu respeito e de toda minha família! Grande abraço
29/11/2019 18:22:11

Por: Tatiane C Fontes.

Parabéns ao Dr Araujo, pessoa querida, profissional exemplar , meu reconhecimento e gratidão.
29/11/2019 18:34:55

Por: Roosevelt de Oliveira
Mirassol d’Oeste
Justa homenagem ao Dr Araújo. Um grande homem, importante no desenvolvimento de Cáceres. Amigo e com uma retidão de caráter incomensurável. Parabéns á toda família Araújo, merecedores do respeito do povo Cacerense.
29/11/2019 17:44:14

Por: Sebastião Cipriano
Cáceres
Ser vice-prefeito duas vezes com prefeito diferente só confirma a sua seriedade e o bom carater. Parabéns Kichi por registrar a história desse grande homem da política cacerense.
30/11/2019 05:59:01

Por: Ida Beatriz Machado de Miranda Sá
Cáceres
Dr. Araújo. É merecida e honrosa matéria sobre o senhor e sua família. Meu pai sempre teve pelo senhor grande estima, consideração e respeito sentimentos estes que fortaleceram a amizade ao longo dos anos. Família encantadora, cuja amizade vem passando as e gerações. Companheira divertida e qurridíssima, Tetê, que acolhe com carinho nossa familia e fortalece os laços nossos com a prole toda, que temos em alta conta. É uma honra para Cáceres ter recebido pessoa de tão bom coração e respeito em sua história.
30/11/2019 09:10:06

Por: Ida Beatriz Machado de Miranda Sá
Cáceres
Dr. Araújo. É merecida e honrosa matéria sobre o senhor e sua família. Meu pai sempre teve pelo senhor grande estima, consideração e respeito sentimentos estes que fortaleceram a amizade ao longo dos anos. Família encantadora, cuja amizade vem passando as e gerações. Companheira divertida e qurridíssima, Tetê, que acolhe com carinho nossa familia e fortalece os laços nossos com a prole toda, que temos em alta conta. É uma honra para Cáceres ter recebido pessoa de tão bom coração e respeito em sua história.
30/11/2019 09:35:10

Por: Danilo Rabecchi Filho
Cáceres
Parabéns, Dr. Araújo!!! Linda história de vida, mostrando coragem e determinação, trouxe até Cáceres seus conhecimentos odontológicos em benefício da comunidade . Família amiga e querida em nossa cidade. Deus ilumine a todos!!!
03/12/2019 10:59:04

Por: Josué Correa
Cáceres
O respeito que o povo cacerense tem com o Dr. Araújo retrata o caráter de uma pessoa íntegra. Coisa que falta na maioria dos políticos atuais.
06/12/2019 17:56:23

Faça o comentário para a noticia: “Cáceres foi uma boa escolha que fiz. Eu amo Cáceres”, diz Dr. Araújo

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.