17/10/2019 - 12:05

Por: Nayara Takahara | Seplag-MT

Sede própria da Escola de Governo é inaugurada


Thcélo Figueiredo

Na oportunidade, foi assinado o termo de abertura do edital de pós-graduação lato sensu Eficiência em Gestão Pública. A especialização é voltada aos servidores públicos do Executivo estadual e será ofertada pela Escola de Governo sem ônus ao cofre público

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), inaugurou nesta quarta-feira (16.10) a nova sede da Escola de Governo. A instituição passa a funcionar em sede própria, em prédio anexo à Seplag, no Palácio Paiaguás, com capacidade para atender 150 alunos.

Somente com a mudança de local, o governo do Estado economizará R$ 800 mil ao ano com contrato de aluguel e outras despesas como contratos de limpeza e segurança patrimonial. Desde 2005 a sede da Escola de Governo estava instalada em um prédio alugado, próximo ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). 

“Essa é uma filosofia do governo do Estado neste momento. Nós precisamos economizar dentro da máquina pública, para fazer sobrar dinheiro para investir naquilo que importa ao cidadão. Precisamos melhorar a nossa prestação de serviço em todas as áreas, na saúde, na infraestrutura, na segurança, e nós temos que parar de gastar desnecessariamente, de desperdiçar dinheiro”, enfatizou o governador Mauro Mendes em entrevista coletiva à imprensa. Segundo Mendes, outras unidades também serão remanejadas de espaços alugados para prédios próprios.

“A tônica do governo é promover a eficiência da administração pública e nesse sentido a gestão dará uma atenção especial a essa unidade, visando promover a capacitação e a reciclagem dos nossos servidores em diversas áreas do conhecimento, o que sem dúvida trará uma maior qualidade na prestação dos serviços públicos ao cidadão”, afirmou o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

Durante a inauguração da nova sede, foi assinado o termo de abertura do edital de pós-graduação lato sensu Eficiência em Gestão Pública. A especialização é voltada para o servidor do Executivo estadual e será ofertada pela Escola de Governo sem ônus para o cofre público. O curso será realizado na modalidade presencial e, ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para o processo seletivo. A previsão é de que aulas sejam iniciadas em fevereiro de 2020.

O termo do edital foi assinado pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário de Planejamento e Gestão e pela secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Basílio Bezerra e Miramar de Oliveira, respectivamente; e pelo superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro.

“O curso será ministrado pelos próprios servidores públicos, que inclusive são de altíssimo nível, professores doutores e mestres nas mais diversas áreas. Agora, com endereço fixo dentro do complexo do Palácio Paiaguás, a Escola de Governo proporcionará uma melhor ambiência aos ocupantes do espaço, bem como facilitará o acesso tanto dos funcionários da Escola, quanto dos alunos”, acrescentou Basílio Bezerra.

Conforme adiantou o gestor, dois novos editais de pós-graduação, as especializações em Inovação no Setor Público e em Avaliação e Perícia de Imóveis Públicos; deverão ser lançados no próximo ano.  

Escola de Governo em números

A nova sede da Escola de Governo possui três salas de aula e dois laboratórios de informática. Duas das salas têm capacidade para atender 30 alunos e uma para atender 50. Os laboratórios comportam 20 pessoas cada um. 

A instituição tem realizado, em média, 102 cursos ao ano. De janeiro a setembro de 2019 já emitiu mais de duas mil certificações. A meta para este ano são 3.200 certificações. 

Os cursos na modalidade EaD (ensino a distância) iniciaram em 2018 e desde então têm como foco a capacitação de servidores lotados em órgãos e entidades em municípios no interior de Mato Grosso, além dos que atuam na capital.

A Superintendência da Escola de Governo foi criada  por meio da Lei Complementar nº. 310/2008, publicada no Diário Oficial de 10 de março de 2008. A instituição tem atuado com o objetivo de contribuir para a profissionalização da gestão pública, ofertando diversos cursos voltados para o desenvolvimento de competências básicas, sistêmicas e gerenciais, e pós-graduação, no âmbito da administração pública estadual.

“Estamos muito felizes. Sempre foi um desejo da Escola de Governo estar mais próxima dos servidores e de fato ampliar o atendimento e a qualidade do serviço prestado. Com a sede própria, estamos ainda mais preparados e equipados para receber os servidores e capacitá-los”, ressaltou o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro.

Ainda neste mês um termo de cooperação deve ser assinado entre as escolas de formação do Estado. O objetivo é promover com baixo ou sem qualquer custo para os cofres públicos, como é o caso da Escola de Governo do Executivo estadual, a realização de cursos e treinamentos para servidores. A proposta é compartilhar entre as escolas seus facilitadores e estruturas físicas para eventos.

 

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