22/08/2019 - 08:31

Por: Wilson Kishi

Waldir Fanaia e Sid Maia, únicos remanescentes da 6ª Legislatura


Waldir Fanaia Dias e Sidney Garcia Maia

  Ao buscar informações nos anais da Câmara Municipal de Cáceres, o Zakinews registrou os dois vereadores mais antigos que ainda estão no convívio dos cacerenses. Trata-se de Waldir Fanaia Dias (UDN) e Sidney Garcia Maia (PTB). Ambos eleitos vereadores para a 6ª Legislatura, que compreende os anos de 1967 a 1970.

   O último prefeito eleito de Cáceres, antes de ser considerado zona de segurança nacional, foi Ernani Martins, que teve como vice, José Lacerda (pai de Márcio e José Esteves de Lacerda Filho). De 1970 até 1985, amparados na Lei Federal nº 5.449, de 04/06/1968, os municípios localizados nas faixas de fronteiras foram nomeados pelos seus respectivos governadores.

   Naquela oportunidade, a Câmara Municipal de Cáceres era composta por nove vereadores. O ex-vereador, Waldir Fanaia, na época com 28 anos de idade, conta que havia somente uma coligação com três partidos disputando as eleições: a União Democrática Nacional (UDN), Partido da Social Democracia (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). E, num entendimento entre as lideranças partidárias, decidiram lançar apenas nove candidatos dessa coligação, consequentemente, todos seriam eleitos. “O pleito na eleição seria uma mera formalidade legal para se conhecer a quantidade de votos de cada um, desde que a chapa conseguisse 51% dos votos dos eleitores”, comentou Waldir Dias.

   Assim, a UDN apresentou quatro candidatos, o PTB e PSD com três e duas candidaturas respectivamente. Além de Fanaia e Maia, foram eleitos também Humberto da Costa Garcia (PTB) para seu 2º mandato de vereador, já que havia exercido a 4ª Legislatura; Airton Pinheiro Leite (PSD), único reeleito; Albertino Silva Costa (PTB); José Benedito Canellas (PSD); Enedino Sebastião Martins (UDN); Amilton Reis (UDN) e João de Castro Luz (UDN).

   O vereador mais votado naquela eleição foi José Benedito Canellas, com o total de 1.313 votos, conquistados, em sua maioria, pelo público feminino. Canellas era afamado não só por sua competência política, mas também por sua beleza. “Era impressionante a atração que a mulherada tinha com Canellas, ele era bonitão mesmo”, comentou Maia.

   Sobre aquele mandato legislativo, Sid Maia, então com 22 anos, lembra que foi na sua gestão de presidente da Câmara Municipal, de fevereiro de 1968 a fevereiro de 1969, que foram aprovados a lei de criação do brasão e da bandeira do município. Outro fator importante lembrado por Maia foi a autonomia que o Legislativo concedeu ao prefeito para realizar ações administrativas, sem a necessidade de autorização da Câmara.

   Com essa liberdade, Ernani Martins deu início ao projeto de calçamento em bloquetes, rede de galeria fluvial na área central de Cáceres, pavimentação e ajardinamento das praças Barão do Rio Branco e Duque de Caxias, entre outras ações.

   Hoje, Waldir Fanaia Dias, com 81 anos, está aposentado e desfruta de uma vida confortável. Foi proprietário da segunda gráfica de Cáceres, a Gráfica Dias. Continua apaixonado por futebol, não perde uma partida do time profissional da cidade e tem lugar cativo nas arquibancadas do Estádio Geraldão. Casado com Rita Maria Parisi Dias e pai de três filhos: Dener, Ligia Maria e Lucianne. 

   Já Sidney Garcia Maia, atualmente com 75 anos, após o término daquela legislatura ocupou vários cargos públicos, como a chefia da 4ª Ciretran de Cáceres, Diretor Financeiro do Detran-MT em Cuiabá, foi Secretário Municipal, Coordenador de Agricultura e também coordenou a implantação do SINE em Cáceres. Hoje, aposentado, casado com Francisca Helena e pai de dois filhos: Giuliana e Antônio.

Em pé, José Lacerda, vice-prefeito de Ernani Martins, fazendo seu juramento. Ao fundo, a direita, o vereador Waldir Fanaia Dias durante a sessão de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores para o mandato 1967-1970
O vereador mais votado nas Eleições de 1966, José Benedito Canellas cumprimentando o colega vereador Sidney Garcia Maia
Sidney Maia na galeria dos ex-presientes da Câmara Municipal de Cáceres, gestão 02/1968 a 02/1969
Sidney mostrando a Bandeira e o Brasão de Cáceres, aprovado naquela legislatura
Waldir Fanaia Dias, hoje com 81 anos, desfrutando as coisas boas da vida e sempre marcando presença no Estádio Geraldão
 

Comentários: ( 9 ) cadastrados.
Por: Aroldo
Cuiabá
Parabéns ao zakinews em homenagear esses dois cidadãos cacerenses; Cid Maia, super gente boa, meu professor de química no CEOM, desportista incentivador do futebol da nossa cidade; Waldir, meu parente, pessoa de uma integridade ímpar. Quem não o conhece muito bem, não imagina o quão divertido é. Suas palavras soltas, recheadas de surpresas engraçadas, é a sua marca nas reuniões da família e amigos.
22/08/2019 07:59:58

Por: Roney Leite Martins
Cáceres MT.
Dois cidadãos cacerenses natos,que muito lutaram e ainda lutam pela melhora da nossa Princesinha do Paraguai. Amigos e Irmãos vcs.estao de Parabéns, deixarão um legado para seus filhos,netos e demais parentes!👏👏👏👍👍✌✌
22/08/2019 08:55:31

Por: Luiz Antônio de Lara
Cuiabá- mt
Orgulhos de todos nós cacerenses. Dois grandes conterrâneos que fizeram acontecer. Sinceros, leais e amigos. Parabéns meus queridos irmãos.
22/08/2019 09:38:54

Por: Giulliano Garcia..
Cáceres
Duas pessoas fantásticas...ainda jovem e já preocupados com a nossa cidade e trabalhando por amor ; responsabilidade e sem salário ....povo nato...povo nosso...parabéns pela matéria, ser lembrados em vida. A Câmara Municipal de Cáceres precisa dar Moções de Aplausos a esse tipo de pessoa...e não uns pau rodados ( alguma exceção ) que chega em nossa cidade e em curto período de tempo recebe Titulo de Cidadão Cacerense ( puramente política fajuta).
22/08/2019 10:46:42

Por: Paulo Sérgio fanaia teixeira
Cuiabá
Quero parabenizar o zakinews pela brilhante matéria e pelo reconhecimento a esses dois cacerenses ilustres Waldir f. Dias e Sid Maia.
22/08/2019 11:55:18

Por:

Obrigado Kishi pela homenagem ao meu pai! Fico muito feliz e honrada. Ele certamente é marecedor desse reconhecimento... Muito obrigada mais uma vez... Ele ficou muito feliz... Ele é um Cacerense apaixonado por essa terra... Ele roda a cidade inteira com sua "Elbinha" para ver as melhorias da cidade e o quanto a cidade cresceu...👏🏻👏🏻👏🏻
22/08/2019 12:51:42

Por: Mario Silva
cáceres
mais de meio século atrás heim? que matéria para relembrar e é sem sombra de dúvida, um belo registro para o seu site kishi
22/08/2019 14:34:29

Por: Antonio Isidorio da Silva Filho (Tonico)
Votuporanga - SP
Excelente matéria sobre dois importantes expoentes da história da nossa querida Cáceres. Desejo vida longa e muitas bençãos Divinas a eles! Waldir e Sid merecem essa justíssima homenagem. Parabéns, amigo Kishi! Um grande abraço, extensivo aos homenageados e a todos os nossos irmãos cacerenses, nativos e adotivos.
22/08/2019 18:22:31

Por: Marionely Viegas
Caceres
Parabens pela materia. Como é bom voltar ao passado
24/08/2019 18:04:47

Faça o comentário para a noticia: Waldir Fanaia e Sid Maia, únicos remanescentes da 6ª Legislatura

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.