02/08/2019 - 17:50

Por: Esdras Crepaldi

Com isenção de ICMS energia solar deve crescer ainda mais em Cáceres e região


 

   A resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica permite que o consumidor instale geradores fotovoltaicos em sua unidade consumidora e possibilite que o cliente possa gerar créditos de energia gerada com a distribuidora local. Esta ação possibilita que os consumidores reduzam os valores das faturas de energia e invistam em fontes de energia limpa.

   O engenheiro eletricista, Luiz Félix Conceição Alvares, proprietário da LF Solar Engenharia, empresa com sede em Cáceres, avalia que mesmo com uma porcentagem ainda baixa na eletricidade proveniente dos raios solares, que não chega a 1,3 % da potência total instalada no Brasil, em breve este cenário pode mudar.

   Para ele a crescente demanda pela geração de energia solar e com os incentivos garantidos pelo Governo de Mato Grosso, que negociou isentar o setor da cobrança do ICMS por até dezembro 2027, vão fazer que o setor cresça rapidamente. “Mas não é só isso, a questão ambiental é outro fator importante para o setor. As alternativas limpas e a conscientização de grande parte da população na importância da sustentabilidade,  impulsionam o interesse pela instalação de painéis solares em casas e estabelecimentos comerciais”, observou ele.

   Luiz Félix se diz otimista com o cenário que se apresenta desde o ano passado (2018), onde a produção de energia solar teve crescimento histórico, com 1,2 GW de potência instalada. “Por esta razão estamos nos qualificando cada vez mais para atender este mercado que deve ter um largo crescimento. A LF Solar Engenharia vem expandindo sua atuação e já é uma referência na região quando a questão é energia solar”, destacou Alvares.

   Luiz, que recentemente esteve  visitando a Alemanha, um dos países que mais se destacam na produção e instalação de energia fotovoltaica,  finaliza   dizendo que a energia solar é uma ótima fonte alternativa de geração de energia, por não provocar impactos ambientais, recebendo todos os dias  uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. “Em Cáceres e na região temos o sol praticamente os 12 meses do ano. A LF Solar Engenharia é especializada em projetos de instalação e manutenção de energia solar e tem ajudado na conscientização e transformação de gerar e consumir energia sustentável”, concluiu Luiz Alvarez.

Colaborou Esdras Crepaldi

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Com isenção de ICMS energia solar deve crescer ainda mais em Cáceres e região

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.