16/06/2019 - 23:15

Por: Wilson Kishi

IHGMT estreita relação com o IHGC e professor Natalino Ferreira Mendes é referência


Matéria EXCLUSIVA Zakinews 
A presidente do IHGMT, Elizabeth Madureira Siqueira, entrega troféu de agradecimento pelos 15 anos de existência do IHGC

   O Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT marcou presença na noite da última sexta-feira (14) para prestigiar a posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres – IHGC, representada pela atual presidente Elizabeth Madureira Siqueira, da primeira secretária, Neila Maria Souza Barreto e de João Carlos Vicente Ferreira, ex-presidente da Instituição.

   A solenidade contou ainda com a presença do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Macedo. Todos que usaram a palavra enalteceram a figura do professor Natalino Ferreira Mendes, falecido em 23 de dezembro de 2011, além de mostrar o papel desempenhado pelos Institutos Históricos e sua importância na preservação da memória e da história de Mato Grosso.

   A representante e integrante do IHGC, professora Maria do Socorro Araújo, mencionou o nome do professor Natalino Ferreira Mendes durante o seu discurso. “O IHGC, tem uma grande inspiração na figura do Natalino Ferreira Mendes. Um memorialista, imortal e grande patrono, cuja família está firme para manter viva, com vitalidade o IHGC, foi um grande produtor de memória da cidade, sobretudo da administração pública, de suas poesia e crônicas”, disse Socorro.

   Para o novo presidente do IHGC, Agnaldo Rodrigues da Silva, Natalino Ferreira Mendes pode ser considerado o nosso poeta maior, cujo legado sempre se fará vivo nos momentos festivos deste instituto histórico e geográfico.  

Imortal Natalino Ferreira Mendes

   Em seu pronunciamento, Elizabeth Madureira Siqueira lembrou o momento da fundação do Instituto Cacerense, em meados de 2003, momento em que contou com a presença do seu Presidente de Honra, Prof. Natalino Ferreira Mendes, de saudosa memória. Relembrou trechos dos discursos pronunciados na época, pelo então presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira, o qual foi o grande mentor do projeto de criação de Institutos Históricos e Geográficos no interior do Estado.

   Elizabeth Madureira demonstrou a importância que Cáceres representa para a história de Mato Grosso. Citou que o professor Renilson Rosa Ribeiro, quando na sua posse no IHGMT, em 16 de dezembro de 2017, escolheu como patrono o professor Natalino Ferreira Mendes. Pediu permissão para ler um trecho do discurso de Renilson que assim ele escreveu: “Não poderia entrar nessa casa sozinho. Trago comigo meu patrono, inspirador, professor, memorialista e poeta, professor Natalino Ferreira Mendes. As ruas, casarões, o porto, as embarcações, o povo de Vila Maria recebeu do poeta, as mais belas palavras e descrições da cidade de Cáceres”, diz um recorte do discurso de Renilson.

   Ao final, o IHGMT entregou ao presidente do IHGC um troféu de agradecimento ao Instituto de Cáceres pela sua contribuição ao longo de 15 anos de existência, de 2003 a 2018 e, ainda, para compor o acervo da biblioteca de Cáceres, ofereceu dois livros de autoria da professora, escritora e secretária do IHGMT, Neila Maria Souza Barreto. Os títulos das obras são: "Sarita Baracat: Vida e trajetória política" e "Bicas, fontes e chafarizes, a história da água em Cuiabá".

A escritora e secretária do IHGMT, Neila Barreto, entrega livros para a biblioteca do IHGC

   A reunião solene marcou a transmissão do cargo de presidente do IHGC, do engenheiro Adilson Reis para o professor Agnaldo Rodrigues da Silva, que conduzirá a instituição nos próximos dois anos. Completa a nova diretoria como vice-presidente, Olga Maria Castrillon Mendes; primeira secretária, Vanilda Castrillon Mendes Dantas; segundo secretário, Emilson Pires de Souza; Tesoureira, Neuza Benedita Zattar e conselheiros fiscais, Pedro Paulo Pinto de Arruda e Maria do Socorro de Souza Araújo.

   Após a posse da diretoria 2019-2021, o novo presidente empossou os cinco novos membros efetivos do Instituto de Cáceres: Linnet Dantas, Elizabeth Dutra, Wilson Kishi, Taisir Karim e José Carlos de Carvalho, além da professora Elizabeth Madureira Siqueira, como sócia correspondente.

Da Redação, com Assessoria do IHGMT

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: IHGMT estreita relação com o IHGC e professor Natalino Ferreira Mendes é referência

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.