Zaki News

28/09/2018 - 11:23

Por: Wilson Kishi

Em ano festivo da Imigração, Embaixador do Japão Akira Yamada visita Cáceres


Wilson Kishi

   Como parte da programação dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e o propósito de estreitar ainda mais o relacionamento de amizade e cooperação entre Japão e Brasil, Cáceres recebeu, nesta quinta-feira (27), o embaixador do Japão Akira Yamaka, acompanhado de sua esposa, embaixatriz  Shoko Yamada, além do vice-presidente da Confederação Brasileira de Beisebol, Yuji Izawa.

   A colônia japonesa radicou em Cáceres no ano de 1951, sendo a pioneira de Mato Grosso, isso fez com que o representante maior do governo japonês, escolhesse Cáceres para uma de suas visitas neste ano de 2018, em comemoração aos 110 anos de imigração no Brasil. O presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Cáceres, Anderson Hirohito Nakamoto, ex-vereador e médico Mário Masao Tanaka e o secretário de Assuntos Estratégicos do prefeito Francis Maris Cruz, fizeram a honra de recepcionar o casal da embaixada do Japão.

   Akira e Shoko participaram de um jantar de confraternização e honra com a presença da maioria dos descendentes japoneses em Cáceres. O evento aconteceu na sede do Clube Nipo Brasileiro com cardápio em destaque a comida típica da região e sashimi  de peixe do rio Paraguai. Na oportunidade, o presidente Nakamoto, entregou uma placa de Agradecimento ao embaixador pela inédita visita oficial e disse que isso “motiva ainda mais para nós mantermos a cultura e tradições japonesas em Cáceres e transmitir conhecimentos para as gerações futuras”, disse.

   A vice-prefeita e secretária Antonia Eliene Liberato Dias, representou o prefeito Francis Maris Cruz, e fez a entrega do Decreto Municipal nº 569, que decretou o embaixador e a embaixatriz como Hóspedes Ilustres de Cáceres e ainda presenteou a autoridade nipônica com uma réplica do maior monumento histórico de Cáceres e um dos maiores do Estado, o Marco do Jauru, como lembrança da Princesinha do Rio Paraguai.

   No período da tarde desta quinta-feira, o casal Yamada realizou, acompanhado de Tanaka e Nakamoto, um passeio nas águas do rio Paraguai e vivenciou alguns momentos de pescaria, além de conhecer a ilha onde a onça pintada fez sucesso no mês de julho/agosto, sendo a atração por quase 30 dias. Na manhã desta sexta-feira, o embaixador conheceu as instalações da Cooperativa dos Criadores de Jacarés do Pantanal (Coocrijapan) e logo após seguiu viagem à Cuiabá.

   Akira, apesar do calor intenso, manifestou seu encanto com Cáceres e reiterou que o trabalho da Embaixada do Japão é promover ainda mais o intercâmbio entre Japão-Brasil, nas áreas cultural, educacional, acadêmica e desportiva.  Revelou que o Japão House, um projeto pioneiro no mundo, instalada na cidade de São Paulo, está fazendo muito sucesso na divulgação das potencialidades do Japão. 

Wilson Kishi
A vice-prefeita Eliene Liberato entregou o Decreto que oficializa o Embaixador como Hóspede Ilustre de Cáceres

Wilson Kishi

Akira Yamada disse da contribuição japonesa no desenvolvimento do Brasil... são 698 empresas do Japão no Brasil

Wilson Kishi

O casal Yamada conheceu as instalações da Coocrijapan

Wilson Kishi

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Em ano festivo da Imigração, Embaixador do Japão Akira Yamada visita Cáceres

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.