Zaki News

06/02/2018 - 11:47

Por: Assessoria

CNM convida gestores para o Espaço Municipalista; evento foca no uso da água


   O uso sustentável dos recursos hídricos tem sido tema de discussões em todo o mundo. Entre os dias 18 e 23 de março, Brasília será palco de mais uma delas: o Fórum Mundial da Água. O evento, que já está na sua oitava edição, é o maior evento global sobre o tema. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) valoriza a iniciativa e convida os gestores municipais a participarem dessa edição.

   Desde que foi criado, esta é a primeira vez que o Fórum ocorre na América Latina. Sua programação está ancorada em quatro eixos: o primeiro, chamado de processo regional, identifica boas práticas locais e regionais. O eixo processo temático, por sua vez, mobiliza esforços para identificar soluções para temas prioritários, estabelecendo objetivos e metas.

   Já o fórum cidadão busca estreitar o diálogo com a comunidade, implementando soluções por meio da ação do cidadão. O quarto e último eixo, foca no processo político, abrindo espaço para reuniões entre governo, parlamentares, representantes do Poder Judiciário e autoridades locais.

   Como explica a CNM, esse é um ambiente importante para os prefeitos apresentarem os desafios de suas cidades sobre o tema da água, bem como boas práticas de gestão, a. As inscrições para o 8º Fórum são pagas e podem ser feitas diretamente pelo hotsitedo evento.

   Diálogo municipal

   A Confederação entende que o tema da água está diretamente conectado com as administrações municipais. Frequentemente, a entidade recebe relatos de prefeituras com problemas graves de abastecimento de água. Na contramão, as cidades enfrentam diversos prejuízos advindo do excesso de água, onde as fortes chuvas causam prejuízos para a comunidade. Eventos extremos relacionados aos recursos hídricos repercutem em diversas áreas, como o Meio Ambiente, Saneamento, Saúde Pública, Defesa Civil, Turismo, entre outras.

   Para aprofundar os debates já iniciados no Fórum, a entidade irá promover o Espaço Municipalista – a água e o mundo. O evento será realizado em Brasília, na própria sede da CNM, entre os dias 19 e 22 de março. O tema continua sendo o uso dos recursos hídricos, mas com o foco absoluto na gestão municipal.

   A proposta é que o Espaço Municipalista possa servir para debater a necessidade de avanços nas leis e políticas públicas brasileiras, promover discussões acerca da responsabilidade de cada um dos Entes, e compartilhar soluções inovadoras a respeito do tema. Em breve será aberto um edital para envio de boas práticas municipais. Contudo, as inscrições para o evento já estão abertas.

   Clique aqui e garanta a sua participação no Espaço Municipalista

   Saiba mais sobre o Fórum Mundial da Água

 

Agência CNM

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: CNM convida gestores para o Espaço Municipalista; evento foca no uso da água

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.