24/10/2016 - 11:37

Por: Hemilia Maia

Programa Focco realiza III Encontro dividido em polos regionais


   O programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando o III Encontro do programa dividido em três polos regionais. Em Barra do Bugres as atividades foram desenvolvidas nos dias 21, 22 e 23 de outubro. De 04 a 06 de novembro será a vez de Nova Xavantina e, em Sinop, de 18 a 20 de novembro.

   Atualmente, o programa Focco conta com 90 acadêmicos bolsistas, que atuam como articuladores das células, composta de acadêmicos, com o intuito de estudar e desenvolver trabalhos sociais e artísticos, entre outros, com o propósito de estimular a permanência dos alunos na Universidade. Os principais objetivos do Focco, implantado há três anos na Unemat, pela professora Ana Di Renzo, atual reitora da Instituição, são o de evitar a evasão e as reprovações. Os bolsistas desenvolvem esse trabalho com a orientação de um professor coordenador Local.

   Em Barra do Bugres participaram do Encontro cerca de 50 alunos entre acadêmicos bolsitas e voluntários dos câmpus de Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Mutum, Pontes e Lacerda e Barra do Bugres. Foram realizadas oficinas de História de Vida e de Consenso,  socialização de experiências por meio de Rodas de Conversa e a palestra  Aprendizagem Cooperativa no Ensino Superior, ministrada por Jessica da Silva Almeida. A palestrante é ex-aluna do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE).

   "Hoje o Focco já apresenta resultados concretos referentes a aprovação e permanência de acadêmicos na Instituição, isso pôde ser visto durante todo evento. O envolvimento e a troca de experiência entre acadêmicos e professores foi um aprendizado ímpar, o que possibilitou novos planejamentos e encaminhamentos para o programa”, afirmou a coordenadora Geral do Fooco, Renata Cintra.

   Os professores coordenadores Local Carlos Edinei de Oliveira, Maria Eloisa Mignoni, Cleide Aparecida Ferreira Gusmão, Karina Nonato, Marinez Cargnin Stieler, Marcus Vinicius Araujo,  Junio Martinez e a coordenadora Geral também participaram do Encontro. 

 

Comentários: ( 0 ) cadastrados.

Faça o comentário para a noticia: Programa Focco realiza III Encontro dividido em polos regionais

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade do autor.
As mensagens com conteúdo abusivo poderão ser vetados da publicação.